Todo pensionista e aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) precisa ter o seu Número INSSNIT (Número de Inscrição do Trabalhador) para acessar facilmente os principais serviços da autarquia. O NIT é um número que identifica o trabalhador como Contribuinte Individual (CI) e permite com que possa fazer a retirada dos pagamentos do INSS. Mas se você ainda não possui o seu continue comigo neste artigo que nos próximos parágrafos irei te mostrar quais são os procedimentos que precisará realizar para conseguir o seu número.

Número INSS NIT

Número INSS NIT – Calendário do INSS

O que é o NIT?

Composto por 11 números, o NIT é o modelo de inscrição do Contribuinte Individual, Empregado Doméstico, Facultativo e Segurado Especial. Com ele você tem acesso aos principais serviços disponibilizados pela Previdência Social e poderá solicitar o seu presencialmente ou pela internet. Veja a seguir como funciona cada uma dessas opções. O NIT é usado para realizar agendamentos no INSS, consultas e saques de benefícios pagos pela Previdência Social.

Como solicitar o NIT presencialmente

Você precisará se dirigir a uma Agência de Previdência Social (APS), munido das documentações necessárias (veja abaixo quais são) e mais um comprovante de residência atualizado.

Como obter o Número INSS/NIT por telefone

Caso ache mais conveniente solicitar o seu número por telefone será preciso ligar para a Central do INSS (135) e informar ao atendente que deseja obter o seu NIT. Em seguida, ele irá te pedir para que informe os seus dados pessoais que são: o número do RG, CPF e da sua Carteira de Trabalho.

Como obter o número do NIT pela internet

Para quem gosta de aproveitar os benefícios da tecnologia é só acessar o site da Previdência (www.previdencia.gov.br), selecionar o item “Guia da Previdência Social” e preencher o formulário, para obter o número desejado.

Note que, logo ao acessar, o sistema fornece uma página com todas as orientações para que você possa preencher o formulário corretamente. Leia tudo com bastante calma e depois, no final da página, clique no botão “Inscrição” para fornecer os dados necessários para conhecer o seu NIT.

Documentos necessários para a solicitação do NIT

Como o NIT é gerado na hora é importante que você organize os documentos seguintes para qualquer modalidade que deseja utilizar para o pedido do seu número:

  • RG e CPF;
  • Número da sua Carteira de Trabalho.

Diferença do NIT para o PIS/PASEP

O NIT e o PIS/PASEP possuem algumas semelhanças. O primeiro trata-se do Número de Registro do Trabalhador que é direcionado ao Contribuinte Individual, Facultativo, Segurado Especial e o Empregado Doméstico. O número pode ser obtido diretamente na Previdência Social e ainda beneficia os trabalhadores que atuam como autônomos. No dia a dia, ele serve como documentação para o cidadão realizar consultas no INSS, pois é o número que vincula a identidade do cidadão ao seu direito previdenciário.

Já o PIS/PASEP são também identificadores de trabalhadores que trabalham com a carteira assinada. O PIS diz respeito aos profissionais que atuam em empresas de iniciativa privada e o PASEP para os servidores públicos. Além do mais, os trabalhadores precisam se cadastrar nesses programas para obter os benefícios que são mantidos pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS).

Por outro lado, o Número INSS ainda permite e abrange os principais benefícios sociais promovidos pelo Governo Federal que são o Garantia Safra, Pronatec, Bolsa Família e o ProJovem Trabalhador. Com esse número é possível realizar a identificação das pessoas de modo fácil mesmo que não estejam trabalhando com a carteira assinada.

Espero que esse artigo tenha te ajudado. Ajude mais pessoas também o compartilhando nas suas redes sociais.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...