Consulta Benefício INSS 2019 – O Órgão INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, que concede os Benefícios da Previdência Social, foi criado no ano de 1990 pelo então Presidente da República, Fernando Collor de Melo, com o principal objetivo de operacionalizar o reconhecimento de todos os direitos dos contribuintes.

O pagamento desses benefícios assegura aos trabalhadores tanto das áreas urbanas quanto das áreas rurais, que por alguma razão estão impossibilitados de laborarem, um rendimento que lhes permitem manter-se enquanto estão afastados de seus trabalhos.

Consulta Benefício INSS 2019

Consulta Benefício INSS 2019


Consulta Benefício INSS 2019

É da maior importância que o trabalhador faça consultas periódicas sobre o andamento da concessão de seus benefícios, mediante utilização de aplicativos que podem ser acessados via internet, disponibilizados pelo INSS 2019. Dessa forma, não existe necessidade de comparecer pessoalmente às agências.

Outra forma de consultar sobre o andamento de seu benefício é através do número de telefone 135, pertencente exclusivamente ao INSS.

Para realizar consulta do Benefício INSS, via Internet, é necessário acessar o site https://inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio e clicar na opção “Acompanhar Pedido”. Abrir-se-á a tela abaixo:

Conforme solicitado, preencher de maneira correta: Número do Benefício, Data de Nascimento, Nome do Beneficiário e CPF, digitando, em seguida as letras solicitadas para reconhecimento de preenchimento pessoal e não automatizado.

Para finalizar, clicar na opção “Visualizar’.


Como Encontrar o Número do NIT pelo CPF

Para realizar a consulta do número NIT através da inserção do CPF, basta:

  • Acessar o site “Meu INSS”, pelo link https://meu.inss.gov.br/central ;
  • Clicar na opção “Entrar”, ao lado esquerdo, na parte superior da tela de seu computador;
  • Efetuar o cadastro;
  • Preencher os dados solicitados: CPF, Data de Nascimento, Nome Completo, Endereço de E-mail válido, Número Celular, Nome da Mãe e Estado;
  • Clicar em Próxima;
  • Anotar, a senha, que o sistema gerará automaticamente para você;
  • Fazer login e alterar a senha, para outra de sua preferência;
  • Acessar novamente, utilizando a nova senha cadastrada.


Como Consultar o Andamento de Benefício da Previdência Social

Os valores dos Benefício pagos pela Previdência Social, são resultantes das contribuições mensais efetuadas pelo empregador e empregado que possui Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada, ou seja, com registro que caracteriza o vínculo empregatício.

A Previdência é uma Instituição Pública que tem por objetivos assentir e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada com o intuito de substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho por motivos de forma maior, seja por doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo por tratar-se de maternidade e reclusão.

Para consultar o andamento do Benefício da Previdência Social, basta seguir os procedimentos abaixo determinados:

  • Efetuar o cadastro no site do INSS;
  • Acessar o site https://meu.inss.gov.br;
  • Escolher o tipo de extrato desejado para consulta;
  • “Logar”, utilizando para acesso o número de CPF e a senha pessoal cadastrada, para visualizar o documento, através do qual você pode conferir todos os lançamentos realizados em seu Benefício, detalhando os valores e as datas de pagamento.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...