Auxílio Doença INSS 2019 – Umas das principais missões que um Governo tem dentro de um país, além de manter a ordem, a segurança, dar saúde e educação para a população, é fornecer um estado de bem-estar, e um dos momentos em que essa segurança social é mais necessária é no caso de algum imprevisto, especialmente quando se envolve saúde. Para isso, o Governo Federal paga aos segurados do INSS o Auxílio Doença INSS, um benefício pago para assegurar o bem estar social de pessoas que esteja incapacitadas para o trabalho.

Auxílio Doença INSS 2019 - Requerimento. Valor, quem tem direito e muito mais!

Auxílio Doença INSS 2019 – Requerimento. Valor, quem tem direito e muito mais!

O Auxílio Doença foi criado justamente por conta disso: ele é uma remuneração mensal dado pelo INSS, para as pessoas, as quais, por conta de uma doença séria ou ainda algum acidente no período de trabalho, ficaram impossibilitadas de continuar exercendo suas profissões.

O que é o Auxílio Doença INSS

Para quem está doente ou sofreu algum tipo de lesão enquanto estava trabalhando, como por exemplo, perder alguma parte do corpo, por utilizar instrumentos cortantes, o Auxílio Doença acaba sendo fundamental para a sobrevivência.

Já que é por meio do recebimento desse benefício, o qual, acaba sendo requerido pela própria empresa, na qual, o trabalhador atuava, quando ficou doente ou teve um incidente de trabalho, que as pessoas conseguem se manter, depois de perderem os seus empregos, por uma incapacidade física ou mental, de continuarem exercendo seus antigos cargos.

Requerimento Auxílio Doença

Assim, para fazer um requerimento de Auxílio Doença, é necessário procurar um posto de atendimento da Previdência Social e solicitar o agendamento do benefício pelo INSS. Você então será encaminhado para uma banca de médicos, os quais, examinam o corpo e a saúde dessa pessoa, para saber se ela tem condições de continuar trabalhando ou deve mesmo receber o Auxílio Doença, por conta da sua incapacidade para trabalhar.

Para ter direito ao Auxílio Doença, é feita toda uma vistoria pelo Governo Federal, cobrando assim, eventuais fraudes, as quais, possam ser feitas por algumas pessoas que tentam burlar o sistema, apenas para receber um dinheiro fácil do Governo Federal.

Auxílio doença acidentário

No caso de acidentes de trabalho, quem faz o requerimento para o Auxílio Doença, é a própria empresa, na qual, o funcionário trabalhava, antes de se ausentar, por algum tipo de motivo específico, causado na empresa – como acidente de trabalho que deixe o funcionário temporariamente incapacitado, por exemplo.

Assim, depois de dez dias que o funcionário vem faltando seguidamente, a empresa entra em contato com esse funcionário para saber o que ocorreu e caso seja comprovado um caso de doença ou dano físico, causado pelo trabalho realizado, o próprio RH dessa companhia, já entra em contato com o Previdência Social, informando do ocorrido e solicitado o Auxílio Doença para esse trabalhador.

Dessa maneira, se o pedido for aceito, o trabalhador vai ganhar um dinheiro mensal, o qual, vai perdurar enquanto a doença e as limitações físicas permanecerem, para assim, ter condições de viver dignamente.

Valor do Auxílio Doença

O valor pago pelo auxílio doença é igual à 91% da média dos últimos meses trabalhados. Para evitar fraudes, exige-se também que a média seja inferior à média dos últimos 12 meses trabalhados.

Consulta Auxílio Doença 2019

A consulta de aprovação do Auxílio Doença, ocorre depois que todos os documentos já foram examinados e aprovados. Assim, quem pede por esse tipo de direito, acaba sendo analisado por no mínimo dois médicos, para que eles consigam avaliar se o Auxílio Doença é realmente necessário ou se a pessoa tem condições de voltar ao trabalho, mesmo com algum tipo de enfermidade ou condições físicas debilitadas pelo trabalho exercido diariamente.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5.00 out of 5)
Loading...